Bom dia!
Saem mais dois livros do Neccense Marcos Antônio Bessa-Oliveira!
O primeiro intitula-se Paragens, passagens e passeios: movimentos de Geovisualizações das Artes Visuais.
"Teoricamente, "vão-se os dedos, ficam-se os anéis". Na burlesca história latino-americana, foram-se os anos, ficaram-se os "marginais". A América Latina - com toda a sua abrangência - tornou-se, em partes, a realização do sonho europeu. Um lugar refutado que hoje é pregado pela globalização. A homogeneização do consumo - o suposto acesso permitido a todos de tudo - é uma idealização que parte da Colônia contemporânea para o colonizado. Ao acessarem os mercados consumidores globalizados, os moradores terceiro-mundistas corroboram, cada vez mais, a ascensão dos primeiro-mundistas. "Amigos, amigos, negócios à parte", continuamos sendo "iscas fáceis" para os gringos." (BESSA-OLIVEIRA. Orelha do livro, s.p.)
O segundo livro é Misturas e diversidades: reflexões diversas sobre arte e cultura contemporâneas.
"Um universalismo, ou a busca para uma certa universalização, sempre permearam as conversas que giram em torno das produções culturais. Sejam as discussões que se voltavam para falar sobre as produções, fosse a própria produção artística em busca desse compartilhamento com um público maior. De certa forma,
indefere, do nosso ponto de vista, universalizar ou não para ser universal. Tomando como mote a passagem tolstoiana, para tornar-se mais universal, cante, reclame, grite, divulgue, controle, entenda, domine o seu local antes. Talvez essas sejam algumas das premissas que levam autores a reunirem-se numa publicação para cantar a sua aldeia em busca, de certa forma, de um lugar no universal porque entende, ou melhor, busca compreender, o seu locus cultural." (trecho da capa do livro, s.p.)