O Núcleo de Estudos Culturais Comparados visa discussões relacionadas a reflexões contemporâneas envoltas à América Latina, preparando intelectualmente a comunidade para uma graduação, assim como os graduandos para a pós-graduação. Sendo assim, todas as discussões críticas propostas devem partir do locus cultural no qual se encontra o espaço do Núcleo (UFMS), ou seja, a Cultura Local (sul-mato-grossense e latino americana), para voltar-se para uma compreensão mais global.
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
DEFESA DE NECCENSE É NOTÍCIA DE JORNAL EM TRÊS LAGOAS, MS
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
NECC - DIVULGA - 1ª FEIJOADA DO NECC
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
DIVULGAÇÃO - NECC-SARANDI PANTANEIRO - Música de boa qualidade
Basta clicar sobre a imagem do NECC-SARANDI PANTANEIRO que você será direcionado para o blog do projeto, onde haverá um link para ouvir e votar nas músicas do grupo.
Ouça e faça sua votação.
Boa música para você e agradecemos sua visita.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
FICHA DE INSCRIÇÃO - Livro de conceitos/Livre de conceitos
DIVULGAÇÃO - Publicada a Versão Online da 1ª Edição dos CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS: Estudos Culturais
Para ter acesso aos arquivos, que estão em PDF, basta clicar na imagen correspondente ao Projeto NECC-CADERNOS de Estudos Culturais ao lado que será direcionado ao blog do Projeto, em seguida click nas imagens correspondentes aos arquivos.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
4º EVENTO EXTERNO DO NECC 18/08/2009 - Divulgação
convidados no no 4º evento externo do dia 18 de agosto
Por motivos de agenda do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação – Prof. Dr. Dercir Pedro de Oliveira – o evento do NECC – Núcleo de Estudos Culturais Comparados – UFMS do dia 18 de agosto não contará mais com duas conferências como antes anunciado.
Mantendo a formatação dos eventos anteriores, será promovida uma conferência e uma palestra:
Ficção Histórica e regionalismo: estudos sobre os romances do sul
Marilene Weinhardt
Série Pesquisa
Lingüística, Literatura e Artes
Vencedor do Prêmio Nestlé 2001, este estudo trata de um veio importante da ficção brasileira contemporânea: o chamado romance histórico. A novidade da abordagem está no surpreendente cruzamento do discurso histórico com o regional no interior do universo ficcional. Debruçando-se sobre uma vasta gama de obras publicadas entre 1958 e 1990, que focalizam o passado dos três estados da região sul, o livro mostra como o sul não se espelha exclusivamente nos discursos ufanistas de fundação da nacionalidade ou do regionalismo ortodoxo, bem como não se satisfaz com os estereótipos forjados pela indústria cultural massificadora. Na verdade, buscam redefinir seu perfil social e cultural baseados no reconhecimento e na validação da pluralidade. Os traços de identidade não são decorrentes apenas de circunstâncias geográficas e políticas, mas de imposições antropológicas e culturais.
MESMOS CRIMES, OUTROS DISCURSOS. GUERRA DO CONTESTADO
Autora: Marilene Weinhardt Editora da UFPR 2000, 171pg.
Subtítulo: Algumas Narrativas sobre o Contestado / Coleção: Série Pesquisa, n° 45 / ISBN: 85-7335-049-0 / Edição: 1ª / N° de páginas: 172 / Medidas: 15X21 / Campanha do Contestado, 1912-1916 2. Literatura e História / Sinopse: Esta obra analisa narrativas sobre o movimento político-social- religioso conhecido na história oficial como Guerra do Contestado. O principal objetivo deste trabalho é apresentar as características da linguagem dos ficcionistas, evidenciando os pontos de similitude entre o discurso literário e outros discursos e o modo como o ficcional se apropria das fontes históricas.
... .. Dentro de uma semana, sob o título "Ainda a obra do Fanatismo", noticia-se o reaparecimento do monge no Paraná. Para uma leitura na sequência, soa estranho o resumo dos sucessos anteriores. No final do artigo, uma explicação parentótica informa tratar-se de artigo transcrito de A Tribuna do Rio. Quer dizer, em princípio o público alvo não era o mesmo que vinha acompanhando o folhetim, ou a fita cinematográfica, como queria o redator. Entende-se também outra razão para a transcrição do artigo, que praticamente nada adianta sobre os fatos...
Artigo de alguns dias depois contém nada menos do que onze títulos, registrando palavras portadoras de carga Semântica como covil e bandidos. Tudo passava pelo filtro da capital federal. Com o texto do telegrama mais detalhado, relatando o pedido de forças federais por parte do Senador catarinense Felipe Schmidt, que atendia a solicitação do Governador de seu estado, o trecho que apresenta o monge revolucionário é redundante.
Localidade: Porto Alegre, RS
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
NECC DIVULGA - Congreso Internacional Ciudades Latinoamericanas - Buenos Aires/ Argentina
Site do Evento: http://congresociudades.wordpress.com/
Organizado por el Instituto Interdisciplinario de Estudios de América Latina de la Facultad de Filosofía y Letras – UBA
y Biblioteca del Congreso de la Nación
11 y 12 de noviembre de 2009
Centro Cultural Francisco “Paco” Urondo
Facultad de Filosofía y Letras 25 de Mayo 221 – P.B. -
Ciudad Autónoma de Buenos Aires, República Argentina.
Desde Latinoamérica, las ciudades y las ideas (1976) de José Luis Romero hasta La ciudad letrada (1984) de Ángel Rama, se traza una relación entre la disposición espacial, la configuración del espacio urbano y las representaciones políticas, filosóficas, artísticas y literarias que establecen el vínculo entre la ciudad y la sociedad que la puebla. Pero ese impulso tan productivo en el orden de la reflexión y la historia intelectual parece haberse interrumpido desde la década de 1980, pese a las modificaciones que han sufrido las ciudades y que convocan una revisión de hipótesis a la vez que un enfoque multidisciplinario que dé cuenta de tales cambios. Con el propósito de retomar el pensamiento sobre la ciudad como sede espacial, como disparador de ideas, como iniciativa política y social y como manifestación cultural efectuamos ahora esta convocatoria plural. A título de ordenamiento tentativo proponemos algunos ejes temáticos sobre los cuales organizar el conjunto de las exposiciones, sin que los mismos sean taxativos ni tengan voluntad limitadora.
Ejes temáticos• Construcción de la identidad y la memoria en las ciudades latinoamericanas
• Ciudades de América Latina en la globalización
• Representaciones artísticas de las ciudades latinoamericanas
• La dialéctica ciudad/campo en el continente
• Metrópolis y necrópolis
• Ciudad indiana, ciudad colonial, ciudad modernizada: historia y arquitectura
• Ciudades literaturizadas y utopías literarias
• La urbanización diferencial: costa, sierra, llanura, selva
• Capitales pareadas: Cuzco/Lima, Quito/Guayaquil, Brasilia/Río de Janeiro, La Paz/Sucre
• La ciudad letrada: nombres y escrituras en la urbe
• Barrios, manzanas, cuadras: catastro urbano y representaciones
• Viajes y circuitos urbanos
Requisitos formales: las ponencias no deberán superar las 10 páginas, formato A-4 (incluidas notas al pie y bibliografía), tipo de letra Times New Roman, tamaño de fuente 12 y a doble espacio, con un tiempo de exposición estimado entre 15 / 20 minutos.
Envío de resúmenes: Hasta el 31 de agosto de 2009
Envío de ponencias: Hasta el 30 de septiembre de 2009
Aranceles:
Expositores: $ 40.
Estudiantes: $ 10.
Otros: $ 20.
Pago en el momento de la acreditación al congreso.
En la próxima circular se indicarán los coordinadores de cada mesa con sus respectivos contactos de modo de organizar las ponencias para su publicación.
Por consultas y envío de fichas de inscripción dirigirse a congreso.ciudades@gmail.com
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
NECC DIVULGA - Mostra Vídeo Índio Brasil 2009
Entre os dias
As narrativas cinematográficas que serão apresentadas foram produzidas por índios e não-índios; todas voltadas à cultura autóctone, à idiossincrasia, às imagens das mais diferentes etnias, ao modelo social e cultural dos povos indígenas.
Será lançado, então, um olhar em direção aos povos indígenas para que a comunidade em geral possa ver/compreender/analisar o ser-índio por outras perspectivas, talvez com menos estereotipias e preconceitos que, muitas vezes, são criados por determinados setores midiáticos que enquadram tais povos em paradigmas equivocados.
Segundo Hugo Achugar, ao longo dos séculos, muitas memórias foram/são olvidadas, principalmente as dos sujeitos que se posicionavam à margem de uma “elite cultural”, social e econômica, em favorecimento dos que detinham/detém o controle, o poder-saber, perpetuando assim, a república dos silenciados ou dos que não possuem direito à voz. O discurso do Outro (minorias étnicas, religiosas, sociais, de orientação sexual mais vigiada, de gênero, entre outras) é, quase sempre, pronunciado por terceiros ou intermediários, como as instituições, o governo, a academia, etc. No entanto, estão surgindo espaços cada vez mais democráticos para os protagonistas do silêncio. A Mostra Vídeo Índio Brasil 2009 proposta para 07 (sete) cidades incluindo a capital e cidades do interior é um exemplo de tais espaços.
A programação totalmente gratuita acontecerá
A programação geral com a relação de todos os filmes e sinopse pode ser acessada no site www.pontaodeculturaguaicuru.org.br ou www.cinecultura.com.br
Por Flávio Adriano Nantes Nunes (UFMS/CPCX).