O Núcleo de Estudos Culturais Comparados visa discussões relacionadas a reflexões contemporâneas envoltas à América Latina, preparando intelectualmente a comunidade para uma graduação, assim como os graduandos para a pós-graduação. Sendo assim, todas as discussões críticas propostas devem partir do locus cultural no qual se encontra o espaço do Núcleo (UFMS), ou seja, a Cultura Local (sul-mato-grossense e latino americana), para voltar-se para uma compreensão mais global.
domingo, 28 de junho de 2009
NECC DIVULGAÇÃO - I SIMPÓSIO NACIONAL TEMAS HISPÂNICOS: LÍNGUA, LITERATURAS E ENSINO
quinta-feira, 18 de junho de 2009
EVENTO EM DOURADOS - DIVULGANDO PROGRAMAÇÃO
2º EVENTO EXTERNO DO NECC 16/06/2009 - Divulgação
A todos os participantes,
Nosso muito obrigado.
As fotos reproduzidas abaixo sintetizam a segunda das atividades externas do NECC para o ano de 2009.
Tivemos como convidados:
a Prof.ª Dr.ª Vânia Maria Lescano Guerra – UFMS/CPTL – que proferiu a conferência intitulada:
Entre a luta pela terra e o indígena sul-mato-grossense, as problematizações dos discursos;
a Prof.ª Ms. Cláudia de Campos Dias Turra – FINAN – que proferiu a palestra intitulada:
A MEMÓRIA DE BORGES: caminhos que se bifurcam.
Conforme poderá ser percebido nas fotos, a procura de participantes mais uma vez superou todas as expectativas do NECC.
A quem agradecemos imensamente.
Aproveitamos para lembrar que no próximo dia 30 de julho já teremos novas atividades externas que serão divulgadas posteriormente.
CLICK NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS
quarta-feira, 10 de junho de 2009
DIVULGANDO - LANÇAMENTOS NO EVENTO DO NECC
terça-feira, 2 de junho de 2009
DIVULGANDO - CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS - Estudos Culturais - 1ª PUBLICAÇÃO DO NECC
Esta é uma publicação que faz parte de um Projeto maior intitulado Culturas locais que, por sua vez, está preso ao NECC – Núcleo de Estudos Culturais Comparados - UFMS.
Apoio: PREAE/UFMS
Este primeiro número dos Cadernos de Estudos Culturais visa a cumprir os objetivos que fazem parte de seu projeto editorial, entre os quais destaco os mais significativos: 1) dar continuidade às discussões realizadas no espaço da disciplina obrigatória Literatura Comparada: fundamentos, do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Estudos de Linguagens – UFMS; 2) criar um espaço para o debate crítico, tendo por base os ensaios críticos dos intelectuais convidados para participar dos Cadernos; 3) oportunizar os mestrandos, que desenvolvem projetos sobre a cultura local, ou cultura latino-americana, que tornem públicas suas pesquisas acadêmicas; 4) discutir com mais propriedade intelectual a cultura local fronteiriça do Estado de Mato Grosso do Sul (Brasil, Paraguai, Bolívia); 5) incentivar o intercâmbio cultural entre os Estado de Mato Grosso do Sul ( Brasil) e seus dois países lindeiros (Paraguai e Bolívia); repensar em conjunto as divergências e convergências instauradas em torno da diversidade cultural que diferencia a cultural local Sul-mato-grossense, assim como em um pseudo-conceito de cultura que quase sempre o Estado quer fazer prevalecer. Para melhor atender aos objetivos que originaram a ideia de os Cadernos, os mesmos são de natureza temática; daí este primeiro número levar a rubrica de Estudos Culturais, justificando, inclusive, o título dos Cadernos. O leitor deste caderno terá a oportunidade de estabelecer redes comparativas e interpretativas entre os ensaios (seguidos de uma Resenha Crítica) que, ao final, lhe proporão mais lucidez crítica sobre o pensamento contemporâneo. Por fim, e o mais importante, agradeço a todos os amigos, professores, críticos, orientandos, intelectuais, que contribuíram para que o Projeto dos Cadernos se tornasse possível.
Edgar Cézar Nolasco
Editor
INFORMAMOS QUE OS EXEMPLARES DOS CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS - 1ª EDIÇÃO - PODEM SER ADQUIRIDOS NO PRÓPRIO NECC.
INFORMAÇÕES - necc.necc2009@gmail.com ou (67) 3345 - 7639 - horário comercial
Informamos que o n. 2 dos Cadernos de Estudos Culturais, a sair no segundo semestre de 2009, cuja temática é Literatura Comparada Hoje, já se encontra em fase de preparação. Para tanto, estudiosos nacionais e internacionais de literatura comparada foram convidados para contribuírem com a temática
Editor, Editores Assistentes & Comissão Organizadora